As adaptações de livros são mundialmente execradas quando comparadas ao material original. Os livros que inspiram esse filmes são endeusados e os filmes ignorados. Mas será que não existem filmes melhores que os livros dos quais foram adaptados?
Sim, eles existem. E nessa lista vou enumerar 5 filmes que superam os livros originais. Confira:
5º) Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980)
Bid-time Return, o livro que inspirou o filme, é sensacional. O escritor Richard Matheson escreveu uma incrível obra envolvendo romance, drama e uma improvável viagem no tempo. Ele mesmo escreveu o roteiro do filme, e se superou. Histórias paralelas que retiravam o foco da trama e os detalhes menos importantes foram eliminados para que o romance central tivesse o devido destaque. Vale ressaltar a atmosfera perfeitamente retirada do livro pelo diretor Jeannot Sczwarc e a química sensacional entre os competentes Christopher Reeve e Jane Seymour.
4º) O Grinch (The Grinch, 2000)
O livro infantil de Dr. Seuss é irretocável. Mas não poderia ser levado para o cinema sem adaptações e sem material extra, visto que é um livro de poucas páginas e teria que ocupar duas horas de duração. É dada uma explicação sobre o passado do Grinch e o que o levou a ser o que é, o que nem de longe tira o carisma do personagem perfeitamente interpretado por Jim Carrey em uma caracterização sensacional. O Grinch é um filme engraçado e tocante na medida certa, e só fez acrescentar a história original de Seuss.
3º) Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992)
O livro de Bram Stoker é genial. Inventou o conceito do que realmente seria um vampiro e tem marcado várias gerações. Mas o modo como Francis Ford Coppola (diretor do já sensacional O Poderoso Chefão) administra o roteiro e o entrega ao elenco brilhante encabeçado por Gary Oldman é magistral. Não é melhor que o livro original, mas carrega a trama de uma maneira mais convincente e com um final sensacional. Além de conseguir misturar o Drácula de Stoker com o personagem real da melhor maneira possível.
Baseado numa graphic novel de Frank Miller, 300 parece usar o material original como storyboard. Está tudo lá quadro-a-quadro. O filme supera o original porque o original é essencialmente cinematográfico. Quando transposta para a tela grande, a HQ ganha uma vida que não tem em suas páginas, apesar de ser igualmente impecável.
1º) O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
O livro de Mario Puzo é praticamente um roteiro. É genial, mas sem a vida que Marlon Brando e Al Pacino imprimiram à história, é apenas um livro. Francis Ford Coppola criou uma obra-prima a partir do livro de Puzo, e os dois, por consequência disso, tornaram-se igualmente consagrados.
E então, faltou algum na lista? Qual filme você acha melhor que o livro que o inspirou? Quer citar algum das centenas consideradas inferiores aos originais? Comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário